As 10 tendências de moda que vão bombar em 2022

Fique por dentro das tendências que vão bombar em 2022 e arrase nos looks! Veja abaixo…

Antes de começar a listar as grandes apostas de moda para 2022, precisamos contextualizar o momento em que estamos vivendo. Estamos em transição, de uma época pandêmica, onde ficamos a maior parte do tempo em casa, em home office e saindo somente para tarefas essenciais, para uma época em que estamos começando a voltar a nossa rotina ao ar livre, com nossos amigos, em locais públicos e movimentados.

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por uma estética super comfy: estar confortável era o principal objetivo. E não se preocupe: essa moda mais esportiva ainda não vai embora, pois descobrimos o quanto o moletom, as peças fluidas e o oversized são transformadores! Mas, por outro lado, estamos cheios de vontade de viver. E, como sempre, a moda vai de encontro com o cenário atual do mundo e com o que queremos transmitir.

Queremos colocar para fora tudo o que ficou guardado por 2 longos anos e o nosso guarda roupas é uma das mais fortes formas de expressão. O que queremos expressar? Que estamos VIVOS! E como faremos isso? Com tudo o que representa alegria e celebração: cores, brilhos, plumas, o estilo sexy, neon, peças extravagantes, estampas, tamanho maxi e por aí vai…

Tudo isso vem sendo representado pelo o que o mundo da moda está chamando de “dopamine dressing”. Para facilitar o entendimento: MODA DOPAMINA. A dopamina é um neurotransmissor que, quando liberado, provoca sensações de prazer, felicidade e motivação. Ou seja, tudo o que queremos atrair para o ano de 2022, certo? Certo! Então preparem-se, pois esse ano promete ser marcante em TODAS as estações (spoiler: um inverno super vibrante vem aí…)

A moda dopamina é uma das macro tendências da vez (uma tendência ampla, mais duradoura e que reflete não só no mundo fashion mas também na arquitetura, no marketing, no comércio, nas decorações… na nossa vida em geral). A partir das macros surgem o que chamamos de micro tendências. E é sobre elas que vamos falar abaixo. Animadas? Então vamos à lista das tendências de moda que vão bombar em 2022.

Tendências 2022: veja em quais apostar!

1. CROPPED COM AMARRAÇÃO

Fotos: Pinterest (Reprodução)

Desde que as gringas começaram a usar os croppeds com amarração, eles já caíram no gosto das brasileiras. Afinal, é uma tendência super tropical e mais a cara do Brasil impossível, né? Super democrático, o cropped combina com tudo: calça jeans, calça de alfaiataria, calça de moletom, saias de todos os comprimentos, shorts e bermudas… Se você busca um visual mais harmônico, opte por uma parte de baixo mais ampla (já que o cropped costuma ser uma peça mais justa ao corpo). Isso trará um equilíbrio entre o sexy e o casual (o que fica super descolado). Já se você prefere o estilo sexy da cabeça aos pés, se joga na saia de comprimento mini (uma outra super tendência para 2022)… Ah! As amarrações se estendem também à moda praia: estamos vendo cada vez mais biquínis amarrados de diferentes formas e muitas influencers estão postando tutorias para ensinar como fazer. Então aproveita, vai lá, bota um cropped e reage!

2. MEIA PATA

Foto 1: Olivia Rodrigo (Instagram) / Foto 2: Pinterest (Reprodução) / Foto 3: Thássia Naves (Instagram)

Eu sei, eu sei. Quando você ouve essa palavra vem uma imagem terrível na sua cabeça. Mas calma: tudo que volta, volta repaginado! Pelas fotinhos acima você consegue entender a vibe das novas sandálias meia pata. Elas vêm cheias de estilo, mais robustas, coloridas, acetinadas, com bico quadrado – bem estilo boneca Bratz, quem lembra desse clássico dos anos 2000? Brincadeiras à parte, por maior a estranheza que esse sapato possa causar, temos que concordar que ele vai muito de encontro com a macro tendência da moda dopamina, que estávamos conversando. Ele traz imponência e poder, o que contrapõe muito bem os sapatos baixos e confortáveis, protagonistas dos looks da pandemia. O lado bom de sapatos diferentões assim é que o resto do look não precisa de muito esforço para ficar interessante. Para uma festa, qualquer vestidinho preto fica com outra cara. Para um barzinho à noite, uma blusinha branca ou preta e uma calça jeans ganham vida. Então, se você busca uma peça chave para dar um up nos looks básicos de sempre, você já encontrou!

3. BLUSA TÚNICA

Foto 1: Maria Filó (site) / Foto 2: Luisa Accorsi (Instagram) / Foto 3: C&A (site)

Uma mistura de blusa longa com vestido fluido, a túnica vai da praia ao office look. Para isso, basta saber combiná-la com as peças certas. Use-a com biquíni, short jeans, rasteira e acessórios divertidos e você terá um look super relax. Combine a mesma túnica com uma calça de alfaiataria, salto alto e acessórios mais estruturados e você terá um look extremamente elegante e moderno. Não importa o estilo, o fato é que a túnica agrega muito ao seu visual. Ela é uma peça super atualizadora, que transforma looks básicos e sem graça em looks poderosos. Aposte!

4. PÉROLAS

Fotos 1 e 2: Pinterest (Reprodução) / Foto 3: Authentical (site)

Mas as pérolas não são um clássico? Por que estão na lista de tendências? Sim! Elas são um clássico e não importa a época, você nunca vai errar se optar por usá-las, porém, até os clássicos sofrem altos e baixos na moda. Às vezes aparecem mais, outras menos. E, a partir da semana de moda de Paris e segundo relatório divulgado pelo Pinterest, em 2022 elas vão aparecer MUITO. Mas não do jeito com que estamos acostumadas, em looks mais sóbrios e formais. Elas vieram pro street style, pros looks casuais e divertidos – totalmente renovadas! E essa tendência é tão forte que ganhou até um nome: PEARLCORE, que significa algo como “pérolas em tudo!”. Tudo mesmo: além dos clássicos acessórios de pérolas (brincos, anéis, colares), elas vão enfeitar bolsas, acessórios de cabelo, roupas e até sapatos. E o melhor lugar para encontrar pérolas você já sabe, né? Claro que no site da Authentical

5. CORSET

Fotos 1 e 2: Pinterest (Reprodução) / Foto 3: Amaka Hameliknck (Instagram)

Junto com a transparência, as fendas reveladoras e o comprimento mini, o corset vem para dar ainda mais força à estética sexy no ano de 2022. Ele sai da gaveta de lingeries e invade a prateleira das blusinhas, tanto para ser usado sozinho quanto para fazer sobreposições. Se engana quem pensa que essa peça precisa ficar presa a looks inteiramente sensuais. Se você prefere uma vibe mais descolada, combine com peças largas, com uma estética mais masculina (como calças de alfaiataria e blazers oversized). O resultado é um look super cool e estiloso. Mas, se gosta de abusar da sua sensualidade, não tem problema: é só se jogar sem medo e arrasar!

6. FISHERMAN SANDALS (sandálias de pescador)

Fotos: Pinterest (Reprodução)

Depois da onda das papetes, temos um novo ugly shoe (“sapato feio”) para dividir opiniões por aí: as fisherman sandals (ou sandálias de pescador). Elas são o típico ou você ama ou odeia. Mas leve essa dica para a sua vida: nunca diga “dessa água não beberei” para uma tendência! Sabe quando você escuta uma música pela primeira vez e não gosta? E depois, do nada, ela gruda na sua cabeça e você se pega cantarolando por aí – e adorando? Pois é. Com a moda acontece o mesmo. Primeiro você torce o nariz, bate o pé e diz que nunca vai usar. Aí começa a ver looks legais com a peça e pensa “humm, até que não é de um todo feia, né?”. E, então, quando menos espera, você tá lá no caixa da loja passando o cartão. É raro – mas acontece muito! E se você quer apostar nela mas acha que essa moda não vai passar do verão, da uma olhadinha abaixo como elas ficam uma gracinha pra usar com meia no inverno…

7. PEDRINHAS COLORIDAS

Fotos: Authentical

Se você não é fã de looks com muitas cores, tem medo de errar nas combinações ou, ainda, acha que não vale a pena investir em roupas coloridas porque daqui uns anos elas vão ficar datadas, essa tendência é para você! Use os acessórios a seu favor para entrar na onda da moda dopamina. As pedrinhas coloridas, que remetem miçangas, estão super em alta. E o bom é que essa é uma tendência muito fácil de aderir, até pelas mulheres mais básicas. Você pode estar com um look todo neutro (calça jeans e blusa branca, por exemplo): as pedrinhas coloridas vão cair muito bem! Elas vão complementar o look, acrescentando toques de cor, sem ficar muito chamativo. Dica extra: aproveita que o site da Authentical está cheioooo de acessórios coloridos e se joga!

8. GOLA PETER PAN

Fotos: Pinterest (Reprodução)

A era vitoriana está em alta há alguns anos. As mangas bufantes, os babados, as rendas e toda essa estética romântica vêm aparecendo bastante nos looks por aí. Mas não de uma forma caricata (delicada da cabeça aos pés). O interessante aqui é misturar estilos. Quebre o romantismo da gola Peter Pan com peças de alfaiataria, loafers e acessórios estruturados, por exemplo. Esse mix vai trazer um ar muito mais interessante pro seu look. Peças despojadas, como o jeans, também caem muito bem aqui. Se você não quer passar uma imagem ultrapassada, fuja das saias rodadas! Da uma olhadinha nas inspirações que separamos abaixo e se apaixone por essa estética…

9. BOTAS COLORIDAS

Fotos: Juju Norremose e Thássia Naves (Instagram)

Para encontrar inspirações com a bota da vez é muito fácil: apenas abra o seu Instagram! Se você segue influenciadoras e fashionistas, com certeza você já viu centenas de fotos com ela, que está bombando: a BOTA COLORIDA. Majoritariamente em textura croco e em cores vibrantes, elas não são nada discretas e estão ganhando cada vez mais força, sob influência da moda dopamina. Afinal, não tem como ficar para baixo usando uma bota de cano longo, salto alto e cor de rosa, né? Falando em cores, além do pink, as botas verdes e azuis estão no topo das favoritas! O jeito mais fácil de combiná-las é adicionando um ponto de mesma cor no look. Por exemplo, nas fotos acima, a Thássia está usando um look azul com a bota rosa e então, para ficar harmônico, ela optou por uma bolsa de mesmo tom da bota. Agora, se você quer uma sugestão à prova de erros, invista num look todo neutro (o off white é certeiro!) para combinar com a sua colorful boot.

10. PLUMAS

Fotos: Pinterest (Reprodução)

Para fechar a nossa lista, uma das tendências mais polêmicas – e que mais prometem bombar em 2022… Acostumem-se pois a volta das plumas é real e já está acontecendo! Mas pensa aqui comigo: depois de tudo o que te contei nesse post, você já percebeu que a vibe do ano vai ser super descontraída, né? A regra é se divertir com a moda! Fazer combinações inusitadas e alegres – bem “dopaminadas”. Então, além de estrelarem looks sofisticados e elegantes para a noite, as plumas vão invadir o nosso dia a dia, trazendo um ar carnavalesco para o ano todo. E elas não precisam ser super chamativas: podem estar nos detalhes (como nos punhos ou nos acessórios). Que tal dar uma chance?

Chegamos ao fim da nossa super lista! E aí? O que você achou das tendências para 2022? No que você vai apostar? E do que vai passar longe? Não sei quais serão seus escolhidos, mas fica aqui uma reflexão: se você é daquelas que precisa de uma ocasião específica para usar aquele vestido bafônico, um sapato de salto luxuoso ou looks coloridos, cheios de brilhos, plumas e paetês, pode comemorar: não existe ocasião melhor do que ESTAR VIVA. Então aproveita e se joga nessas tendências!!!

Curtiu o blog da Authentical? Da uma olhadinha no post que fizemos sobre Cuidados Com As Semijoias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s